Palestras Memoráveis – André Esteves

PALESTRAS MEMORÁVEIS

Palestrantes e convidados especiais que contribuíram com o IFL BH

andre-esteves

ANDRÉ ESTEVES

BTG Pactual

Cursou Ciência da Computação e Matemática, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Começou a carreira no mercado financeiro em 1989, como analista de sistemas no banco Pactual, criado no Rio de Janeiro. Quatro anos mais tarde, Esteves se tornou sócio da instituição financeira.

Após ser comprado pelo grupo suíço UBS e renomeado para UBS Pactual, o empresário tornou-se diretor da instituição. Porém, em 2007, André Esteves foi nomeado chefe global da área de renda fixa do UBS Investment Bank. Cerca de um ano depois, o empresário deixou o UBS Pactual e, com um grupo de nove sócios-fundadores, criou a BTG Investments.

Em 2009, a nova empresa fechou a aquisição da UBS Pactual – surgia o BTG Pactual, banco de investimentos que atua nos mercados de investment banking, wealth management e global asset management.

Desde o surgimento, o banco de investimentos esteve em uma crescente: além do alto valor em ativos sob gestão (mais de R$ 300 bilhões), conta com 245 sócios e mais de 3 mil funcionários, distribuídos em 20 países. Mas, em dezembro de 2015, André Resende renunciou ao cargo na empresa após ser acusado de obstrução à Justiça na Operação Lava Jato – ele foi preso e solto em seguida por falta de provas.

Hoje, o executivo ainda é sócio da BTG Pactual e apoia instituições como a Universidade de São Paulo (USP), o Museu de Arte de São Paulo, o Hospital do Câncer de Barretos, a Conservation International e faz doações a Harvard Business School, permitindo a renovação da residência usada por muitos estudantes estrangeiros, especialmente brasileiros.