fbpx

Associada do IFL-BH lança livro sobre atendimentos psicológicos na UFMG

A nossa associada Maria Clara Rabelo Ferreira Silva, psicóloga e mestre em psicologia social, realizou uma noite de autógrafos na Livraria Leitura em Belo Horizonte no dia 13/04/2023, onde lançou o livro ”Plantão Psicológico – História de um Serviço na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG” em que relata as experiências vividas no programa desenvolvido pela UFMG conjuntamente com outros psicólogos que co-escrevem a obra.

 

Confira o resumo da obra:

”Como psicólogos plantonistas, aprendemos, na prática, a escutar atentamente uma diversidade imensa de pessoas com histórias completamente diferentes entre si; a ignorar o medo de fazer ou falar alguma coisa errada e focar na pessoa diante de nós; a confiar na nossa intuição e na nossa capacidade de estarmos presentes; a sermos nós mesmos e saber o que estamos fazendo. Amadurecemos nosso olhar clínico e ganhamos confiança para fazer as intervenções.

O Plantão psicológico também nos prepara para lidarmos com a surpresa e o inesperado, já que não é possível saber quem vai aparecer nem por qual razão o fará. A experiencia de conseguir encarar e manejar situações difíceis e inusitadas, especialmente para graduandos em Psicologia, contribui para que sintam que são capazes da tarefa de serem psicólogos. Fazer parte de uma equipe de plantonistas psicólogos é participar da tecitura de uma rede de confiança e cumplicidade ao longo do tempo e da convivência de modo a estar sempre em uma construção conjunta, tanto em aspectos profissionais quanto pessoais. É sobre essa construção coletiva, no contexto do serviço de Plantão Psicológico na UFMG, que versa este livro.”

Você pode adquirir o livro clicando aqui.

Maria Clara Rabelo autorgrafando sua obra.
Maria Clara Rabelo e o atual Vice-Presidente do IFL-BH Gustavo Vaz

Maria Clara Rabelo Ferreira Silva, psicóloga graduada na UFMG (2019) e mestre em psicologia social pela UFMG (2022). Em formação em daseinsanalyse pela Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD).

Tem experiência na área de Psicologia Clínica com ênfase em psicologia fenomenológico-existencial e daseinsanalyse. Atua como psicoterapeuta em consultório particular desde 2020, atendendo crianças e adultos.

Participou do projeto de extensão do Plantão Psicológico na UFMG por dois anos e meio (2019 – 2022), tendo participado do projeto de Aconselhamento Psicológico Online durante a pandemia, em 2019.

Foi membro voluntário do Laboratório de Análise de Processos de subjetividade (LAPS) por três anos (2019 – 2022).

Pesquisa principalmente os seguintes temas: Daseinsanalyse e práticas psicológicas – Psicoterapia e Plantão Psicológico.