fbpx

Palestras Memoráveis – Elton Mattos

PALESTRAS MEMORÁVEIS

Palestrantes e convidados especiais que contribuíram com o IFL BH

elton-mattos

ELTON MATTOS

Professor Associado – Fundação Dom Cabral

Elton de Mattos atua nas áreas relacionadas a Governança, Estratégia, Marketing e Comercialização. Mestre em Administração com ênfase em Estratégia e Inovação, é especialista em Marketing Estratégico pela Fundação João Pinheiro. Graduado pela PUC Minas em Engenhara Mecância, também se especializou em Otimização Energética pela FUPAI-MG. Elton é professor associado da Fundação Dom Cabral, há 19 anos. Nesse percurso desenvolve atuações em programas acadêmicos e executivos, sendo destaque: Orientador e membro das bancas de projetos do Executive MBA; Orientador Técnico em projetos de planejamento estratégico e monitoramento da estratégia nos programas PAEX e PCS. Nessas atividades atuou em mais de uma centena de empresas organizando as funções e conexões entre arquitetura organizacional e governança corporativa. No PAEX foi responsável pelo desenvolvimento de metodologias comerciais e mercadológicas que são aplicadas em todas as empresas do programa, desde 2012. Nos programas Customizados da FDC, atuando nas disciplinas voltadas para estratégias de crescimento, podem ser destacadas atuações em grandes empresas nacionais, como Alpargatas, Amanco, Itaucred, Volkswagen, Volvo, B&D, Souza Cruz, Algar, TIM, Oi, GVT, CST, Bosch, Grendene e IRB. É associado ao IBGC; e atua como professor titular na disciplina de Governança Corporativa do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da FIEMG, tem subsidiado a estruturação de conselhos consultivos em empresas familiares de médio porte; e assessorado a introdução dos conceitos de E.S.G. em conselhos de administração; cuja expertise foi construída a partir da causa da sustentabilidade, iniciada com sua participação na ECO´92. Sua carreira executiva foi iniciada no SEBRAE Minas, atuando nos processos de internacionalização de negócios; introduzindo a abordagem do empreendedorismo na educação formal e na instalação das primeiras incubadoras de base tecnológica. Foi Gerente Comercial na multinacional PROMPTEL Telecomunicações e Consultor Técnico na Frank Equipamentos Industriais. Na Transpex Transportes Expressos atuou como Diretor de Marketing, colaborando com o desenvolvimento das primeiras iniciativas voltadas para o sistema de franquia de transporte de cargas expressas. Participou como investidor e sócio em seis negócios, abrangendo prestação de serviços técnicos, serviços educacionais e comércio varejista.  Há 24 anos é sócio-fundador da Express Marketing & Estratégia, especializada em consultoria e treinamento em governança corporativa, estratégia e marketing.